Hérnia de disco lombar: Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

A coluna vertebral é uma estrutura óssea formada por 33 ossos, dividida em porções como: região próxima à cabeça chamada de coluna cervical, porção que faz parte da caixa torácica chamada de vértebras torácicas e a coluna lombar que se articula no sacro e no osso da bacia e com o fêmur.

A hérnia de disco é uma condição que atinge os discos cervicais que são amortecedores naturais entre as vértebras que se deslocam e invadem o canal por onde transitam os nervos e a medula, causando os sintomas da hérnia de disco.

Sintomas

A hérnia de disco lombar acomete pessoas de várias idades, principalmente a partir dos 40 anos de idade. A dor nas costas causada pela compressão do nervo e também a chamada popularmente dor ciática, é sentida na perna e descrita como aperto ou ardência são os sintomas típicos da hérnia de disco lombar.

Outros sintomas da hérnia de disco lombar:

  • Dor na nádega, coxa, perna e pé;
  • Cãibras na perna;
  • Formigamento e dormência na perna e pé;
  • Em casos mais graves onde há risco de condições neurológicas: perda de controle do movimento.

Diagnóstico da Hérnia de Disco Lombar

O diagnóstico da hérnia de disco lombar é feito através da observação do quadro clínico do paciente para analisar as características da dor e a presença de possíveis sequelas neurológicas através da realização de exames de imagem como a tomografia e ressonância magnética da coluna para avaliar a presença da hérnia de disco lombar e a possibilidade de realizar tratamento clínico ou cirúrgico.

Tratamento Clínico para Hérnia de Disco Lombar

O tratamento para hérnia de disco lombar é feito de acordo com os sintomas e da análise dos exames de imagem. De forma geral, o uso de medicamentos é indicado para pacientes que não suportam a intensidade das dores e que não possuem sequelas neurológicas como perda da força muscular e mobilidade. A reabilitação física também é um método indicado para aliviar a dor e deve ser feita de acordo com as recomendações médicas. De forma geral, os pacientes que realizam o tratamento com medicamentos têm resposta satisfatória e não necessitam do tratamento cirúrgico.

Tratamento Cirúrgico para Hérnia de Disco Lombar

Quando a hérnia de disco lombar causa dor extremamente intensa e apresenta risco de sequelas neurológicas e quando o tratamento clínico não proporciona o resultado desejado. O tratamento cirúrgico consiste na remoção física da hérnia de disco lombar para a descompressão do nervo. O procedimento é realizado através de uma pequena incisão para a remoção da hérnia. No período de recuperação já é possível identificar a melhora do paciente em relação ao alívio da dor.

Vale lembrar que a cirurgia para hérnia de disco é indicada apenas para casos de extrema dor e com risco de sequelas neurológicas. A maior parte dos casos de hérnia de disco lombar é tratada com medicamentos que proporcionam excelentes resultados.

A DFV Neuro é uma clínica de Neurologia e Neurocirurgia com mais de 30 anos de experiência e qualidade técnica. Entre em contato e agende sua consulta.

Estamos aqui. Venha nos Visitar