Início » Notícias e Artigos » Hérnia de disco
Na nossa coluna vertebral, uma vértebra se articula com a adjacente por meio de discos cartilaginosos, que servem como absorvedores e distribuidores de impacto e pressão. Quando ocorre fragilidade desses discos com protusão parcial de seu conteúdo dentro do canal vertebral podemos ter uma hérnia de disco. A hérnia de disco pode ser assintomática ou exercer pressão sobre a medula ou nervos que se alojam ao longo do canal vertebral.
Na coluna lombar, a hérnia de disco geralmente causa dores de caráter intenso, com lateralização bem definida e que geralmente se inicia na coluna e percorre o trajeto do nervo acometido, determinando dor que pode percorrer todo membro inferior até o pé. Pode haver perda de funções de controle esfincteriano, com incontinência urinária e/ou fecal.
O tratamento da hérnia de disco lombar depende essencialmente da intensidade da dor e sintomas neurológicos associados. O tratamento pode ser totalmente clínico, com analgésicos e fisioterapia, ou necessitar de intervenção cirúrgica para remoção da hérnia de disco.
À semelhança do que ocorre na coluna lombar, a coluna cervical também pode ser local de hérnia de disco. Dependendo do efeito de compressão sobre medula ou nervo, a hérnia de disco cervical pode se manifestar como dor que se inicia na coluna e percorre o trajeto do nervo até o braço ou pode causar sintomas de mobilidade em todos os membros.
O tratamento depende dos sintomas e intensidade da dor. Medicamentos analgésicos e fisioterapia podem ser eficazes em casos menos graves. A remoção cirúrgica da hérnia para aliviar o efeito compressivo pode ser necessária.
Entre em Contato
com a DFV Neuro
Para mais informações fale com uma de nossas atendentes no telefone:
Agendamento
Online DFV
Para agendar uma consulta ligue para:
ou preencha os breves campos abaixo que em breve um atendente entrará em contato para lhe orientar!