Início » Notícias e Artigos » Hidrocefalia
O líquor é um fluido semelhante à água que reveste todo o sistema nervoso central, protegendo-o contra insultos mecânicos, químicos e imunológicos. Ele é produzido a uma taxa aproximada de 20ml/h dentro do sistema nervoso e permanece em constante equilíbrio devido a um refinado sistema de circulação e reabsorção após a produção. A hidrocefalia é o aumento anormal do volume do líquor e pode ou não causar sintomas.
A hidrocefalia pode ser congênita, quando a criança nasce com ela ou adquirida após o nascimento; pode ser de causa conhecida ou não conhecida (idiopática); pode ser aguda (instalação rápida) ou crônica (instalação lenta).
Estima-se que até 2% da população tenha hidrocefalia. Nas crianças, os principais sintomas são macrocrania (aumento do tamanho do crânio) e atraso do desenvolvimento. Já nos adultos, a hidrocefalia pode ser assintomática ou causar cefaléa, transtornos cognitivos e de marcha.
O tratamento da hidrocefalia passa pela avaliação clínica do paciente e pode variar de simples acompanhamento de exames de imagem até necessidade de tratamento neurocirúrgico.
Entre em Contato
com a DFV Neuro
Para mais informações fale com uma de nossas atendentes no telefone:
Agendamento
Online DFV
Para agendar uma consulta ligue para:
ou preencha os breves campos abaixo que em breve um atendente entrará em contato para lhe orientar!