Notícias e orientações

     A equipe da DFV Neuro, preocupada com o bem estar de seus pacientes, separou um espaço para compartilhar dicas, orientações e novidades de saúde. Acompanhe aqui as orientações dos nossos médicos.

Assuntos abordados

Navegue pelas tags ao lado para encontrar o assunto de seu interesse

07/08/2020

A morte do apresentador de TV Rodrigo Rodrigues, de 45 anos, em decorrência da Covid-19 mostra diversos fatores sobre o avanço do coronavírus no organismo e principalmente, a forma como a doença afeta o sistema neurológico. 

Além das complicações no sistema respiratório, existem relatos em todo o mundo sobre o comprometimento do cérebro. Na Itália, por exemplo, uma parcela de pacientes apresentaram episódios de delírio antes da febre ou problemas respiratórios. Outro relato médico mostra diversos pacientes sem sintomas comuns da COVID-19 e que apresentavam alterações neurológicas leves. 

Ainda estamos vivendo a pandemia em níveis diferentes em todo o mundo. Entretanto, muitos médicos, cientistas e entidades estão realizando estudos para identificar como o coronavírus pode comprometer estruturas neurológias em busca de tratamentos para reverter, e até mesmo, a cura das alterações.  

Muitos estudos publicados já revelaram sintomas, condições e o desdobramento d...

26/07/2018

Programa de Estágio Pós-Residência em Neurocirurgia (credenciado pela SBN) em parceria com Programa de Pós-Graduação “sensu lato” em Neurocirurgia de Tumores da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (credenciado pelo MEC).

Saiba aqui mais detalhes:

- Período: de 1 ano ( de 01/03/2019 à 28/02/2020)

- Pré-requisito:Residencia completa em neurocirurgia.

- Seleção e inscrição: pelo site do H. A. Oswaldo Cruz 

- Cursos inclusos no programa: Curso de dissecção anatômica do osso temporal e Curso de cirurgia endoscópica da base de crânio do IRCAD/Barretos.

- Bolsa de estudos inclusa

- Responsáveis: Dr. Mario A. Taricco e  Dr. Eduardo A. S. Vellutini

26/07/2018

O Doutor Lucio Huebra, membro da Academia Brasileira de Neurologia e da nossa equipe deu uma entrevista sobre o tema da Sexônia para o site Ativo Saúde.

Confira aqui, a matéria completa e conheça um pouco mais sobre esse polêmico assunto.

------

O sonambulismo envolve, basicamente, uma série de comportamentos que não são esperados durante o sono, como se levantar e falar. E se, durante o descanso, a pessoa ter relações sexuais e não se lembrar de nada? Por mais estranho que possa parecer, a alteração existe e é chamada de sexônia ou sexonambulismo.

Além de polêmico, o problema pode ser perigoso tanto para a pessoa que o sofre quanto para seus familiares e companheiros.

Clique aqui para ver a matéria completa.

A Hérnia de disco lombar é uma doença extremamente prevalente na população. A lesão do disco intervertebral com a protusão de seu conteúdo, em contato com as raízes nervosas, gera irritação e compressão da mesma, ocasionando uma dor incapacitante e irradiada para as pernas.

A dor, na maioria das vezes, segue para baixo dos joelhos no trajeto do nervo ciático. O diagnóstico é feito pelo exame clínico neurológico indicando sinais de radicolopatia e confirmado por um exame de ressonância magnética. O tratamento é medicamentoso com uso de analgésicos e repouso relativo no início do quadro por pelo menos 6 semanas. 

Na ausência de resposta ao tratamento medicamentoso por mais de seis semanas ou sinais e sintomas da neurológicos como perda de força indicam tratamento cirúrgico. A cirurgia consiste em remoção do fragmento do disco em contato com a raiz motora e, na grande maioria das vezes, não necessita de instrumentação ou fixação.

A cirurgia endoscópica de hérnia de d...

03/05/2017

No último dia 03/04 o Dr. Roger Schmidt Brock defendeu a tese de doutorado pela Faculdade de Medicina da USP com o tema: Ultrassonografia Intraoperatória para Avaliação da Necessidade de Duroplastia no Tratamento Cirúrgico de Doentes com Malformação de Chiari Tipo I.

Parabéns ao Dr. Roger por mais essa conquista!

05/04/2017

O Dr. Matheus Fernandes de Oliveira, membro do nosso corpo clínico, defendeu no dia 27/03/2017 sua Tese de Doutorado pela  Faculdade de Medicina da USP.

Esta teve como tema a "Derivação Ventriculosinal Retrógrada em Lactentes com Hidrocefalia Após Correção  de Mielomeningocele."

Parabéns ao Dr. Matheus por mais essa conquista!

Na foto abaixo, da esquerda para direita: Dr. Edson Bor-Seng Shu, Dr. Fernando Campos Gomes Pinto, Dr. Matheus Fernandes de Oliveira, Dr. José Erasmo D. C. Lúcio e Dr. Koshiro Nishikuni.

08/02/2017

Schwanomas ou neurinomas vestibulares são tumores benignos originados nos nervos vestibulares, no ângulo ponto-cerebelar. Podem ser assintomáticos ou crescer e causar sintomas como tonturas, zumbidos e perda auditiva.

O tratamento cirúrgico é a opção mais eficaz e segura para cura.

A equipe DFV Neuro possui experiência ímpar no tratamento desses casos. No link abaixo é possível ver estudo publicado na revista Arquivos de Neuropsiquiatria, de 2014, com descrição de técnica cirúrgica e resultados clínicos.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25465777

A neuralgia trigeminal é o mais conhecido dentre os diversos tipos de dores faciais neuropáticas. Acomete cerca de 25 por 100 mil indivíduos, sendo duas vezes mais frequente em mulheres do que em homens. Seu pico de incidência é entre os 50-60 anos de vida e a grande maioria dos pacientes apresenta importante acometimento funcional pela doença, muitas vezes impossibilitando o trabalho e as atividades de vida diária.

As crises dolorosas são geralmente paroxísticas, ou seja, em ataques. Os episódios costumam ser muito intensos e de curtíssima duração (alguns segundos), mas podem ocorrer centenas de vezes ao dia, geralmente nos mesmos locais da face. A dor costuma ser do tipo “choque” ou “em pontadas” e pode ser desencadeada pelo toque em áreas específicas chamadas “pontos gatilho”, ou em atividades normais como falar e mastigar.

Em até 5% dos casos pode ser bilateral. O acometimento familiar é bastante raro mas já foram reportados casos na literatura científica

Umas...

26/01/2017

Adenomas de hipófise são tumores da glândula hipófise que podem demandar tratamento de acordo com os sintomas.

A ressecção cirúrgica é a base do tratamento dos adenomas na maioria dos casos. À semelhança de outras lesões da base do crânio, os adenomas de hipófise podem se localizar na vizinhança de vasos sanguíneos calibrosos e estruturas neurais importantes. Tendo isto em vista, o desenvolvimento da técnica de cirurgia endoscópica via transnasal para tratar essas lesões foi um grande avanço técnico.

O Dr. Eduardo Vellutini, membro-fundador da equipe DFV Neuro, é um dos pioneiros da endoscopia de base de crânio no Brasil e possui uma casuística crescente com tratamento de diversas enfermidades da base de crânio. Junto à equipe do Dr Aldo Stamm (Centro de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia de São Paulo), já publicou extensa literatura científica sobre o tema.

No link abaixo é possível ter acesso ao estudo publicado na revista Arquivos de Neuropsiquiatria, em 201...

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Voltar ao topo