Please reload

Posts Recentes

Fraturas cranianas

07/08/2016

 

À semelhança do que ocorre com ossos longos do corpo, como fêmur, tíbia e úmero, os ossos do crânio também podem sofrer impacto decorrentes de traumatismo por acidentes automobilísticos, quedas, violência urbana com instrumentos contundentes e armas de fogo. Esses traumatismos são especialmente frequentes nas crianças, devido ao grande tamanho da cabeça em relação ao corpo e peso da mesma; em idosos, devido à instabilidade de marcha e desequilíbrio e também em motociclistas sem proteção do capacete.

 

No crânio, as fraturas podem ser de menor energia, causando um ´´trincamento`` do osso sem maiores repercussões, ou de maior energia, causando fratura em múltiplos pedaços, afundamento craniano e sangramentos adjacentes. O grande detalhe dos ossos cranianos é que são nutridos por uma intensa rede de vascularização arterial e venosa e envolvem todo o encéfalo. Dessa forma, fraturas cranianas podem vir associadas com diversas complicações incluindo hematomas cerebrais, fístulas liquóricas, aneurismas traumáticos, além do risco de infecções.

 

O tratamento adequado das fraturas depende do diagnóstico bem realizado e identificação de fatores de risco. O tratamento pode variar do simples acompanhamento de imagem até cirurgia reparadora e estética.

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo