Please reload

Posts Recentes

Meningioma

07/08/2016

 

Meningiomas são tumores derivados das membranas que revestem o encéfalo e medula (as meninges). São tumores na sua maioria benignos, embora haja subtipos com maior malignidade. Podem acontecer em qualquer lugar no eixo encéfalo-coluna e geralmente causam sintomas quando, ao crescerem, comprimem estruturas vizinhas.

 

São tumores que podem acontecer em pessoas jovens e adultos e podem surgir ou crescer por efeito de radioterapia ou reposição hormonal (especialmente em mulheres).

 

O diagnóstico é muitas vezes realizado ao acaso, por ocasião de exame de neuroimagem realizado para outro propósito. O tratamento depende do tamanho dos tumores, características de agressividade, taxa de crescimento e sintomas. O acompanhamento regular pode ser ideal em tumores assintomáticos, sem características de agressividade e pequenos. Já em lesões sintomáticas e com crescimento documentado a remoção cirúrgica é a alternativa de escolha e com boa chance de cura, sendo radioterapia e quimioterapia raramente indicadas em casos refratários e malignos.


 

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo