Please reload

Posts Recentes

Radioterapia convencional

07/08/2016

A radioterapia é uma técnica de tratamento do câncer e de outras doenças que consiste em administrar doses de radiação ionizante ao tecido biológico, induzindo alterações que culminam com a morte celular. Cada tipo de tumor, por suas características proliferativas e genéticas, possui um perfil diferente de resposta à radioterapia. Aqueles muito sensíveis à radioterapia são denominados radiossensíveis. Aqueles resistentes são chamados radiorresistentes, além de tumores com resposta intermediária ou parcial.

 

A radioterapia possui efeito em praticamente todos os tipos de tumores malignos do cérebro, crânio, medula e coluna vertebral. Ela é utilizada como parte do tratamento em doenças originadas nesses tecidos e também em metástases. Pode ser inclusive utilizada em lesões benignas com difícil controle por cirurgia exclusiva, como ocorre em alguns casos de meningiomas e adenomas de hipófise.

 

A dose de radiação utilizada e o regime de administração da dose depende do tipo de tumor, condições clínicas do doente e objetivos do tratamento. Novas modalidades de tratamento radioterápico tem ganhado grande destaque, como a radiocirurgia.

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo