Please reload

Posts Recentes

Reabilitação motora e cognitiva

07/08/2016

 

Após traumatismos cranianos, principalmente em casos severos, pode haver sequelas neurológicas graves, principalmente motoras e cognitivas. As lesões encefálicas podem gerar prejuízos no controle e coordenação muscular além de déficits de linguagem, memória, e capacidade de atenção, concentração e vontade.

 

Poucas décadas atrás, não existiam recursos humanos e técnicos para reabilitar esses doentes. Atualmente, o conhecimento neurofisiológico mais apurado e desenvolvimento de multidisciplinaridade permitiu a evolução da reabilitação desses casos.

A reabilitação conta com a participação do neurocirurgião, neurologista, médico intensivista, fisiatra, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiologista, nutrólogo e nutricionista, além de equipe especializada de enfermagem.

 

O objetivo é otimizar todas as funções remanescentes e recrutar e treinar funções perdidas, permitindo recuperação. Adiciona-se a isso a utilização de psicofármacos que otimizam o funcionamento cerebral, que vem sendo cada vez mais estudados em estudos clínicos, como a modafinila e amantadina.

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo