Please reload

Posts Recentes

Traumatismo da coluna cervical

07/08/2016

 

A coluna cervical é a porção mais alta da coluna vertebral e composta por 7 vértebras (de C1 a C7), repousando acima do tórax e no pescoço. Ela suporta o peso da cabeça e possui uma delicada estrutura óssea e ligamentar que permite uma capacidade de movimentação ampla, com flexão, extensão, lateralização e rotação. Ela é especialmente suscetível a traumatismos, principalmente devido à sua mobilidade e menor proteção. Esses traumatismos podem ser automobilísticos, decorrentes de quedas e até da prática de esportes.

 

Por dentro do canal vertebral que percorre toda a extensão da coluna, caminha a medula espinhal e as raízes dos nervos que conferem sensibilidade ao corpo e movimentos aos músculos dos membros. Dessa forma, traumatismos da coluna cervical podem gerar déficits neurológicos envolvendo todos os músculos de braços e pernas, com grande morbidade.

O tratamento do traumatismo da coluna cervical varia desde analgesia e repouso até necessidade de cirurgias para corrigir fraturas e estabilizar a coluna.


 

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo