Please reload

Posts Recentes

Pesquisas em células-tronco

03/10/2016

PESQUISA EM CÉLULAS-TRONCO PARA REGENERAÇÃO DE NERVOS E MEDULA ESPINHAL

 

As células-tronco são células presentes no embrião ou na vida adulta que tem o potencial de se transformar em quaisquer outras células do corpo. Em teoria, poderiam se transformar em células de nervos lesados por doenças ou traumatismos. Esse potencial fez despertar o interesse no estudo e aplicação dessas células na neurologia e neurocirurgia. Os neurônios, que são as principais células do sistema nervoso, são células muito especializadas e com baixo potencial de regeneração. A utilização de células-tronco seria especialmente útil e interessante nesses casos.

 

No entanto, embora tenha havido grande avanço na compreensão das células-tronco, a sua utilização prática tem esbarrado em problemas complexos. Por exemplo, como garantir que a célula-tronco vai se transformar na célula desejada? Como controlar essa transformação? E se houver uma multiplicação descontrolada de células, causando inclusive câncer?

 

Por esses e outros motivos, a utilização de células-tronco ainda precisa de maior compreensão e se encontra na sua maior parte dentro do ambiente experimental e laboratorial, embora continue sendo uma estratégia promissora de tratamento no futuro.

 

 

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo