Please reload

Posts Recentes

Siringomielia

04/11/2016

A Siringomielia é a formação de uma cavidade líquida dentro da medula espinhal, decorrente de alterações da circulação liquórica. Geralmente acontece na medula cervical e torácica alta. Está muito associada à malformação de Chiari, mas também pode ocorrer em associação com tumores medulares, infecções, após traumatismos e até sem causa determinada (idiopática).

 

Os principais sintomas encontrados na siringomielia são dor na coluna e déficits neurológicos, mais especificamente déficits de sensibilidade térmica e tátil e perda de força em membros superiores e/ou inferiores, dependendo da localização da siringomielia.

 

O tratamento da siringomielia geralmente é endereçado à causa do transtorno do fluxo liquórico. O tratamento da malformação de Chiari, do tumor e da causa adjacente pode normalizar a circulação do líquor e assim, reverter a siringomielia. Quando não é possível reestabelecer a circulação liquórica normal, o objetivo do tratamento é criar um novo pertuito de drenagem da siringomielia, seja derivando-a para o próprio espaço liquórico ou para outras cavidades do organismo, como o peritôneo.

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo