Please reload

Posts Recentes

Adenomas de hipófise: Entendendo o tratamento endoscópico endonasal.

26/01/2017

 

 

Adenomas de hipófise são tumores da glândula hipófise que podem demandar tratamento de acordo com os sintomas.

 

A ressecção cirúrgica é a base do tratamento dos adenomas na maioria dos casos. À semelhança de outras lesões da base do crânio, os adenomas de hipófise podem se localizar na vizinhança de vasos sanguíneos calibrosos e estruturas neurais importantes. Tendo isto em vista, o desenvolvimento da técnica de cirurgia endoscópica via transnasal para tratar essas lesões foi um grande avanço técnico.

 

O Dr. Eduardo Vellutini, membro-fundador da equipe DFV Neuro, é um dos pioneiros da endoscopia de base de crânio no Brasil e possui uma casuística crescente com tratamento de diversas enfermidades da base de crânio. Junto à equipe do Dr Aldo Stamm (Centro de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia de São Paulo), já publicou extensa literatura científica sobre o tema.

 

No link abaixo é possível ter acesso ao estudo publicado na revista Arquivos de Neuropsiquiatria, em 2015. Esse estudo descreve uma técnica de fechamento e reconstrução da base do crânio após cirurgia para ressecção de adenomas hipofisários:

 

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=Endoscopic+combined+%22transseptal%2Ftransnasal%22+approach+for+pituitary+adenoma%3A+reconstruction+of+skull+base+using+pedicled+nasoseptal+flap+in+91+consecutive+cases.

 

 

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo