Please reload

Posts Recentes

Nossas atividades e profissionais: Explorando o Tratamento endoscópico endonasal de cordomas da base do crânio.

19/01/2017

Como abordado em postagens anteriores, os Cordomas são tumores malignos da base do crânio que demandam cirurgia como principal alternativa de tratamento. A radioterapia ainda possui efeito terapêutico limitado e a quimioterapia tem pouco ou nenhum efeito terapêutico até o momento. A ressecção cirúrgica ampla e total é a base do tratamento dos cordomas.

 

No entanto, por se localizarem em regiões muito delicadas e na vizinhança de vasos sanguíneos calibrosos e estruturas neurais importantes, o tratamento é por vezes difícil tecnicamente, com riscos de fístula liquórica, meningite, sangramentos e isquemias.

 

Felizmente, o desenvolvimento da técnica de cirurgia endoscópica via transnasal para tratar essas lesões foi um grande avanço técnico. Muitos riscos foram minimizados e o sucesso e ressecção das lesões foram ampliados.

 

O Dr Eduardo Vellutini, membro-fundador da nossa equipe DFV Neuro, é um dos pioneiros da endoscopia de base de crânio no Brasil e possui uma casuística crescente com tratamento de diversas enfermidades da base de crânio, incluindo cordomas.

 

Junto à equipe do Dr Aldo Stamm (Centro de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia de São Paulo), já publicou extensa literatura científica sobre o tema.

 

Conheça mais, no link abaixo, sobre o estudo publicado na revista Otolaryngologic Clinics of North America, em 2016https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26614836

 

 

 

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo