Início » Notícias e Artigos » Hidrocefalia, só acontece durante a infância?
A Hidrocefalia é uma doença que ocorre por conta de um aumento da quantidade de líquido cefalorraquidiano (líquor) no cérebro que, quando em excesso, aumenta a pressão dentro do crânio, podendo causar danos importantes ao órgão.
O líquor é produzido no interior do cérebro e circula por uma série de “espaços” chamados ventrículos, até ser absorvido na sua parte mais externa. Ele tem a função de proteger o encéfalo e a medula de danos, remover resíduos do metabolismo cerebral e fornecer ao cérebro hormônios necessários para seu funcionamento adequado.
Motivos pelos quais pode ocorrer a Hidrocefalia:
● O líquor for produzido em excesso;
● Pode existir um bloqueio no caminho do líquor até o local onde ele será absorvido na parte mais externa do cérebro;
● Ou pode existir algum problema na reabsorção do líquor;
Existem 3 tipos de Hidrocefalia, eles são:
Hidrocefalia congênita: está presente no nascimento. Acontece com 1 a cada 1000 bebês e pode estar associada a outros problemas congênitos, como a espinha bífida ou infecção materna durante a gestação, como rubéola, entre outros.
A causa mais comum é um bloqueio na circulação do líquor. Promove característica específicas nos bebês que nascem com Hidrocefalia:
● A cabeça pode parecer maior que o normal;
● A pele da cabeça pode parecer mais “fina” e brilhante que o normal, com veias bem aparentes;
● As fontanelas ( ou “moleiras”) podem estar mais tensas;
● O bebê pode parecer que está sempre olhando para baixo (o chamado “olhar de sol poente”).
Além desses sinais, a criança pode apresentar:
● Dificuldade de alimentação
● Irritabilidade
● Sonolência
● Vômitos
● Atrasos em algumas fases do desenvolvimento do bebê (ex: engatinhar, sentar).
2- Hidrocefalia adquirida: ocorre após o nascimento. Geralmente se desenvolve após um grande trauma na cabeça ou como consequência de uma doença subjacente, como acidente vascular cerebral (AVC) ou tumor cerebral. Os sintomas incluem dor de cabeça, náuseas, perda de apetite, irritabilidade, sonolência, desorientação, entre outros.
3 – Hidrocefalia de pressão normal: geralmente só ocorre em pessoas acima dos 50 anos. É uma doença mais rara. Pode ocorrer após um traumatismo craniano, infecção ou AVC, mas na maior parte dos casos a causa é desconhecida. Diferentemente dos outros tipos de hidrocefalia, neste caso os sintomas se desenvolvem lentamente, ao longo de muitos meses ou anos.
Geralmente, o primeiro sintoma de hidrocefalia de pressão normal é uma dificuldade progressiva para caminhar, especialmente para dar o primeiro passo. A seguir podem ocorrer crises de incontinência urinária e uma progressiva lentidão do pensamento (lentidão para responder a perguntas, reagir a determinadas situações ou processar informações).
A DFV Neuro é uma clínica de neurologia e neurocirurgia com mais de 30 anos de experiência e qualidade técnica, proporcionando atendimento humanizado para cada paciente. Entre em contato e agende sua consulta.
Entre em Contato
com a DFV Neuro
Para mais informações fale com uma de nossas atendentes no telefone:
Agendamento
Online DFV
Para agendar uma consulta ligue para:
ou preencha os breves campos abaixo que em breve um atendente entrará em contato para lhe orientar!