Início » Notícias e Artigos » Como prevenir meningite?
A meningite é a inflamação das meninges, três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central, afetando mais de 2,8 milhões de pessoas a cada ano no mundo. É causada, principalmente, por bactérias e vírus, mas também pode ser provocada por fungos ou pelo bacilo de KOCH, causador da tuberculose.
Crianças menores de 5 anos são o grupo mais afetado pela doença, mas pessoas de todas as idades podem contrair. Em geral, a transmissão da doença é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e garganta. Além disso, a contaminação pode ser através de alimentos e água contaminadas e contato com fezes.
Na meningite bacteriana algumas bactérias se espalham de uma pessoa para outra por meio das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta, outras por meio de alimentos. Já na meningite viral, a transmissão depende do tipo de vírus, podendo ocorrer por contaminação fecal-oral, contato próximo, objetos e superfícies contaminadas, entre outros.
A meningite provocada por vírus costuma ser mais leve. Os sintomas se assemelham aos das gripes e resfriados. A doença ocorre principalmente entre crianças, provocando febre, dor de cabeça, leve rigidez na nuca, falta de apetite e irritação, por exemplo.
Já a meningite ocasionada por bactérias é mais grave e em pouco tempo, os sintomas aparecem. Pode aparecer febre alta, mal-estar, vômitos, dor de cabeça e no pescoço intensa, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, sinal de que a infecção está se alastrando rapidamente pelo sangue, aumentando o risco de infecção generalizada.
Em bebês, é importante observar se a moleira, parte mais mole na cabeça, está tensa ou elevada, se ocorre gemido ao ser tocada, inquietação com choro agudo e rigidez corporal com movimentos involuntários.
O tratamento é indicado de acordo com o agente causador da doença, após avaliação médica e realização de exames. No caso das meningites virais, não há tratamento específico. Diferente do que ocorre nas meningites bacterianas, que o tratamento é realizado de acordo com o paciente, em ambiente hospitalar.
Há vacinas disponíveis para as principais causas das meningites bacterianas, sendo considerado a melhor forma de prevenção. Mas é muito importante, como forma de se prevenir, higienizar as mãos, evitar de compartilhar utensílios como copos e talheres, alimentar-se bem e cobrir a boca quando tossir ou espirrar.
A DFV Neuro é uma clínica de neurologia e neurocirurgia com mais de 30 anos de experiência e qualidade técnica, proporcionando atendimento humanizado para cada paciente. Entre em contato e agende sua consulta.
Entre em Contato
com a DFV Neuro
Para mais informações fale com uma de nossas atendentes no telefone:
Agendamento
Online DFV
Para agendar uma consulta ligue para:
ou preencha os breves campos abaixo que em breve um atendente entrará em contato para lhe orientar!