Notícias e Artigos

Doenças degenerativas da coluna vertebral

As Doenças Degenerativas da Coluna Vertebral abrangem diversos processos de doenças que causam instabilidade da coluna vertebral pelo processo de degeneração das vértebras.

As causas das doenças degenerativas na coluna são multifatoriais. Podem ocorrer por exemplo, devido a alterações genéticas, estresse mecânico e danos secundários (como fraturas e cirurgias na coluna vertebral, processos metabólicos significativos (como a osteocondrose), forças biomecânicas alteradas e doenças degenerativas do disco intervertebral. Os discos intervertebrais, ligamentos, ligações ósseas e articulações, podem sofrer alterações morfológicas que podem ser classificadas como degenerativas.

A incidência das doenças degenerativas na coluna vertebral aumenta de acordo com o envelhecimento. As principais doenças são: hérnia de disco, estenose espinhal, osteofitose, espondilolistese, doença degenerativa do disco, entre outras.

Os sintomas de um paciente com doença degenerativa da coluna vertebral podem variar de acordo com a extensão da degeneração e da localização da vértebra acometida. O sintoma mais comum entre os pacientes é a dor.  Além disso, também é comum os pacientes apresentarem alterações sensitivas e/ou motoras em membros inferiores, lesões nervosas, movimentos limitados, fraqueza, lombalgia, fadiga, parestesias, câimbras e bexiga neurogênica, por exemplo.

O diagnóstico é realizado por um médico especialista a partir da associação entre a clínica do paciente e exames de imagem complementares, como ressonância magnética, sendo importantes para a confirmação do diagnóstico e para descartar diagnósticos diferenciais, como as alterações vasculares. Além disso, ajuda a definir com maior precisão a localização da lesão degenerativa e também, auxiliando na definição da possível etiologia da doença.

Assim como a apresentação de sintomas e o diagnóstico, o tratamento também depende da extensão da degeneração e da localização da vértebra acometida, que serão definidos pelo médico especialista, podendo ser diferentes para cada paciente. Antes da cirurgia e dependendo da doença degenerativa do paciente, tratamentos não-cirúrgicos podem ser recomendados.

 

 

DFV Neuro é uma clínica de neurologia e neurocirurgia com mais de 30 anos de experiência e qualidade técnica, proporcionando atendimento humanizado para cada paciente. Entre em contato e agende sua consulta

Recent Posts

  • Notícias e Artigos

Como prevenir meningite?

A meningite é a inflamação das meninges, três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal…

1 ano ago
  • Notícias e Artigos

Quais os tratamentos para epilepsia em adultos?

A epilepsia é uma alteração do funcionamento do cérebro, que se manifesta pelas crises epilépticas, causando uma descarga anormal das…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Trombose Venosa Cerebral (TVC)

A trombose é a formação de coágulos dentro de um vaso sanguíneo, provocando interrupção ou grave limitação do fluxo de…

2 anos ago
  • outros

Inflamação no nervo ciático

O nervo ciático tem sido um incômodo para muitas pessoas. Isso porque esse é o maior nervo do nosso corpo…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Hidrocefalia, só acontece durante a infância?

A Hidrocefalia é uma doença que ocorre por conta de um aumento da quantidade de líquido cefalorraquidiano (líquor) no cérebro…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Neuropatia diabética, você conhece?

A Neuropatia Periférica é definida como o mau funcionamento dos nervos periféricos, aqueles responsáveis por carregarem as informações que saem…

2 anos ago