Notícias e Artigos

Trombose Venosa Cerebral (TVC)

A trombose é a formação de coágulos dentro de um vaso sanguíneo, provocando interrupção ou grave limitação do fluxo de sangue no seu interior. Quando ocorre nos vasos sanguíneos do cérebro, é denominado de Trombose Venosa Cerebral (TVC).

A Trombose venosa cerebral (TVC) é pouco comum, representando menos de 1% de todos os casos de trombose. Na população em geral, a incidência da doença é de 1 a cada 100 mil pessoas, sendo três vezes mais comum em mulheres, do que em homens, devido a existência de fatores de risco específicos, como contraceptivos hormonais, gravidez e puerpério. Além disso, a TVC afeta, predominantemente, pacientes mais jovens, sendo a idade média dos pacientes na faixa dos 37 anos.

Fatores de risco
Os fatores de risco são agrupados em dois grupos: fatores duradouros e fatores transitórios. Os duradouros são os fatores que não são tratados tão facilmente, associados ao histórico clínico do paciente, como obesidade, lúpus e câncer, por exemplo.
Já os transitórios, são os fatores que estão presentes por um determinado tempo e podem ser revertidos, associados a gravidez, doenças infecciosas sistêmicas, como o Covid, traumatismo craniano e andrógenos, por exemplo.

Sintomas
Os pacientes com TVC possuem uma apresentação clínica bem variável. Os sintomas podem ser agrupados em três grupos:
Síndrome de hipertensão intracraniana isolada: dores de cabeça com ou sem vômitos, papiledema (edema do disco óptico) e problemas visuais;
Síndrome focal: déficits focais, perda de força em uma região corporal específica e/ou convulsões;
Encefalopatia: sinais multifocais (perda de força em múltiplas regiões corporais), alterações mentais, estupor e coma.

Os sintomas dependem de vários fatores, como a idade e sexo do paciente, o local e número de vasos e/ou veias ocluídas, presença de lesões e o intervalo de tempo do início da doença até a aparição dos sintomas. A cefaleia (dor de cabeça) é o sintoma mais frequente entre os pacientes, presente em 90% dos casos.

Diagnóstico
O diagnóstico é realizado a partir da avaliação clínica neurológica, realização de exame físico geral e direcionado, avaliação de exames de imagem (ressonância e angio ressonância magnéticas/tomografia e angiotomografias de crânio e região cervical, determinados pelo médico especialista, de acordo com o histórico clínico do paciente.

Tratamento
O tratamento deve ser iniciado logo após o diagnóstico do paciente, sendo determinado pelo médico especialista o mais adequado para o paciente, com o objetivo de reverter a causa subjacente.

 

DFV Neuro é uma clínica de neurologia e neurocirurgia com mais de 30 anos de experiência e qualidade técnica, proporcionando atendimento humanizado para cada paciente. Entre em contato e agende sua consulta.

Recent Posts

  • Notícias e Artigos

Como prevenir meningite?

A meningite é a inflamação das meninges, três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal…

1 ano ago
  • Notícias e Artigos

Quais os tratamentos para epilepsia em adultos?

A epilepsia é uma alteração do funcionamento do cérebro, que se manifesta pelas crises epilépticas, causando uma descarga anormal das…

2 anos ago
  • outros

Inflamação no nervo ciático

O nervo ciático tem sido um incômodo para muitas pessoas. Isso porque esse é o maior nervo do nosso corpo…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Hidrocefalia, só acontece durante a infância?

A Hidrocefalia é uma doença que ocorre por conta de um aumento da quantidade de líquido cefalorraquidiano (líquor) no cérebro…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Doenças degenerativas da coluna vertebral

As Doenças Degenerativas da Coluna Vertebral abrangem diversos processos de doenças que causam instabilidade da coluna vertebral pelo processo de…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Neuropatia diabética, você conhece?

A Neuropatia Periférica é definida como o mau funcionamento dos nervos periféricos, aqueles responsáveis por carregarem as informações que saem…

2 anos ago