Notícias e Artigos

Quais os tratamentos para epilepsia em adultos?

A epilepsia é uma alteração do funcionamento do cérebro, que se manifesta pelas crises epilépticas, causando uma descarga anormal das células cerebrais (neurônios), fazendo o cérebro emitir sinais inadequados.

Pode-se manifestar de diferentes formas, os sinais e sintomas variam conforme o tipo de crise. Uma das crises mais comuns é a crise tônico-clônica, chamada também de convulsão. Esse tipo de crise é facilmente reconhecível, o paciente apresenta abalos musculares e generalizados, salivação excessiva e na maioria das vezes, morde a língua e perde urina e fezes.

Outras crises podem não ser reconhecidas por pacientes, familiares e até mesmo médicos, pois os sintomas são apresentados de forma sutil, como a leve alteração no comportamento, movimentos automáticos, entre outros.

O paciente pode desenvolver epilepsia, mesmo que não apresente nenhum problema estrutural no cérebro e nenhum histórico familiar. Para a investigação da causa, a idade também é um fator importante. Em adultos, as causas tendem a ser os traumatismos, tumores cerebrais e AVC.

O tratamento para as crises epiléticas é feito através de medicações específicas, chamadas de fármacos epilépticos. Há mais de 20 fármacos disponíveis atualmente para o tratamento. Com isso, cerca de dois terços dos pacientes têm suas crises controladas. Para pacientes que continuam tendo crises, há outras opções de tratamento, como o uso da dieta cetogênica e tratamento cirúrgico.

Além disso, a neuromodulação com a estimulação do cérebro ou de nervos periféricos, também pode ser uma opção terapêutica para pacientes com epilepsia de difícil controle. Recentemente, a utilização do canabidiol passou a ser utilizado no tratamento, com bons resultados para alguns tipos específicos de epilepsia.

A maioria dos adultos com epilepsia tem suas crises controladas com o tratamento adequado, de acordo com suas particularidades, podendo ter uma vida normal, com pouca ou nenhuma limitação. É muito importante que haja o diagnóstico precoce e correto, tendo um tratamento adequado e permitindo que o paciente tenha qualidade de vida.

DFV Neuro é uma clínica de neurologia e neurocirurgia com mais de 30 anos de experiência e qualidade técnica, proporcionando atendimento humanizado para cada paciente. Entre em contato e agende sua consulta.

Recent Posts

  • Notícias e Artigos

Como prevenir meningite?

A meningite é a inflamação das meninges, três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal…

1 ano ago
  • Notícias e Artigos

Trombose Venosa Cerebral (TVC)

A trombose é a formação de coágulos dentro de um vaso sanguíneo, provocando interrupção ou grave limitação do fluxo de…

2 anos ago
  • outros

Inflamação no nervo ciático

O nervo ciático tem sido um incômodo para muitas pessoas. Isso porque esse é o maior nervo do nosso corpo…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Hidrocefalia, só acontece durante a infância?

A Hidrocefalia é uma doença que ocorre por conta de um aumento da quantidade de líquido cefalorraquidiano (líquor) no cérebro…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Doenças degenerativas da coluna vertebral

As Doenças Degenerativas da Coluna Vertebral abrangem diversos processos de doenças que causam instabilidade da coluna vertebral pelo processo de…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Neuropatia diabética, você conhece?

A Neuropatia Periférica é definida como o mau funcionamento dos nervos periféricos, aqueles responsáveis por carregarem as informações que saem…

2 anos ago