Notícias e Artigos

Osteoporose

A osteoporose é uma enfermidade que afeta a qualidade do tecido ósseo, deixando-o mais fraco e poroso e dessa forma bem menos resistente. É mais frequente em mulheres sedentárias, magras e brancas e decorre da incapacidade metabólica de acúmulo de cálcio e outros minerais à estrutura óssea, que se torna frágil e quebradiça.

Pacientes com osteoporose tem um risco elevado de fraturas, especialmente no antebraço, fêmur e coluna lombar. Fraturas da coluna lombar secundárias à osteoporose necessitam de tratamento clínico visando fortalecimento do tecido ósseo e, às vezes, necessitam de tratamento cirúrgico, especialmente quando essas fraturas cursam com dor insuportável ou compressão da medula espinhal por fragmento de coluna fraturada. O tratamento neurocirúrgico pode ser realizado através de técnicas percutâneas ou cirurgias convencionais abertas, dependendo de aspectos técnicos.

Recent Posts

  • Notícias e Artigos

Como prevenir meningite?

A meningite é a inflamação das meninges, três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal…

1 ano ago
  • Notícias e Artigos

Quais os tratamentos para epilepsia em adultos?

A epilepsia é uma alteração do funcionamento do cérebro, que se manifesta pelas crises epilépticas, causando uma descarga anormal das…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Trombose Venosa Cerebral (TVC)

A trombose é a formação de coágulos dentro de um vaso sanguíneo, provocando interrupção ou grave limitação do fluxo de…

2 anos ago
  • outros

Inflamação no nervo ciático

O nervo ciático tem sido um incômodo para muitas pessoas. Isso porque esse é o maior nervo do nosso corpo…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Hidrocefalia, só acontece durante a infância?

A Hidrocefalia é uma doença que ocorre por conta de um aumento da quantidade de líquido cefalorraquidiano (líquor) no cérebro…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Doenças degenerativas da coluna vertebral

As Doenças Degenerativas da Coluna Vertebral abrangem diversos processos de doenças que causam instabilidade da coluna vertebral pelo processo de…

2 anos ago