Notícias e Artigos

Tumores ósseos da coluna vertebral

Podem surgir em todas as estruturas ósseas, tendinosas, musculares e nervosas nas proximidades da coluna vertebral. Os principais sintomas observados são dor e déficits neurológicos decorrentes do crescimento do tumor dentro do canal vertebral e compressão de medula ou nervos, com subsequente prejuízo às funções neurológicas.

Os tumores ósseos da coluna são principalmente metastáticos, secundários a tumores de outras localizações, como pulmão, próstata e mama. Também podem ser linfomas ou mielomas e originados do próprio tecido ósseo, como osteomas, osteossarcomas, entre outros. Ao acometer o tecido ósseo, podem ter efeito lítico, gerando enfraquecimento das vértebras e aumentando risco de fraturas.

O tratamento de tumores ósseos da coluna vertebral depende do tipo, tamanho, localização e sintomas dos tumores. A cirurgia pode fazer parte do tratamento, com objetivo de remover o tecido tumoral.

Recent Posts

  • Notícias e Artigos

Como prevenir meningite?

A meningite é a inflamação das meninges, três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal…

1 ano ago
  • Notícias e Artigos

Quais os tratamentos para epilepsia em adultos?

A epilepsia é uma alteração do funcionamento do cérebro, que se manifesta pelas crises epilépticas, causando uma descarga anormal das…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Trombose Venosa Cerebral (TVC)

A trombose é a formação de coágulos dentro de um vaso sanguíneo, provocando interrupção ou grave limitação do fluxo de…

2 anos ago
  • outros

Inflamação no nervo ciático

O nervo ciático tem sido um incômodo para muitas pessoas. Isso porque esse é o maior nervo do nosso corpo…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Hidrocefalia, só acontece durante a infância?

A Hidrocefalia é uma doença que ocorre por conta de um aumento da quantidade de líquido cefalorraquidiano (líquor) no cérebro…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Doenças degenerativas da coluna vertebral

As Doenças Degenerativas da Coluna Vertebral abrangem diversos processos de doenças que causam instabilidade da coluna vertebral pelo processo de…

2 anos ago