Notícias e Artigos

Cavernomas

Cavernomas ou angiomas cavernosos são alterações vasculares caracterizadas por “novelos” de vasos venosos displásicos. Ao contrário das Malformações Vasculares, onde não existe tecido cerebral normal no novelo de vasos, nos cavernomas há tecido normal entremeado com os vasos doentes.

Os cavernomas estão associados com risco maior de crises convulsivas e sangramento. Podem ocorrer de maneira isolada ou múltipla, esporádica ou associada a padrões genéticos familiares.

O tratamento depende dos sintomas, tamanho e localização. A cirurgia pode ser curativa em casos superficiais, mas a observação pode ser mais prudente em lesões profundas.

Recent Posts

  • Notícias e Artigos

Como prevenir meningite?

A meningite é a inflamação das meninges, três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal…

1 ano ago
  • Notícias e Artigos

Quais os tratamentos para epilepsia em adultos?

A epilepsia é uma alteração do funcionamento do cérebro, que se manifesta pelas crises epilépticas, causando uma descarga anormal das…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Trombose Venosa Cerebral (TVC)

A trombose é a formação de coágulos dentro de um vaso sanguíneo, provocando interrupção ou grave limitação do fluxo de…

2 anos ago
  • outros

Inflamação no nervo ciático

O nervo ciático tem sido um incômodo para muitas pessoas. Isso porque esse é o maior nervo do nosso corpo…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Hidrocefalia, só acontece durante a infância?

A Hidrocefalia é uma doença que ocorre por conta de um aumento da quantidade de líquido cefalorraquidiano (líquor) no cérebro…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Doenças degenerativas da coluna vertebral

As Doenças Degenerativas da Coluna Vertebral abrangem diversos processos de doenças que causam instabilidade da coluna vertebral pelo processo de…

2 anos ago