Notícias e Artigos

Fístulas Durais

As fístulas durais são alterações vasculares caracterizadas por conexões anômalas diretas entre o sistema arterial e venoso, sem um leito capilar. Se parece muito com as MAVs, diferenciando-se dessas por não ter a formação de um novelo de vasos malformados.

A estrutura das fístulas geralmente é composta por uma artéria que drena diretamente para uma veia ou seio venoso, causando hipertensão venosa. Diversos são os tipos de fístula, diferindo em localização, causa, tamanho e sintomas. Elas podem ser encefálicas ou medulares espontâneas, pós-traumaticas ou pós-operatórias de dimensão e fluxo baixos ou alto.

Os principais sintomas decorrem do roubo de fluxo arterial e estado hipertensivo venoso sustentado, levando à disfunção progressiva das regiões parenquimatosas drenadas pelas veias envolvidas. Ao lado dos aneurismas e malformações, são causas de sangramento cerebral espontâneo.

O tratamento das fístulas durais geralmente é multidisciplinar, tendo espaço para tratamento endovascular e cirúrgico. A decisão terapêutica depende das características de cada lesão.

Recent Posts

  • Notícias e Artigos

Como prevenir meningite?

A meningite é a inflamação das meninges, três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal…

1 ano ago
  • Notícias e Artigos

Quais os tratamentos para epilepsia em adultos?

A epilepsia é uma alteração do funcionamento do cérebro, que se manifesta pelas crises epilépticas, causando uma descarga anormal das…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Trombose Venosa Cerebral (TVC)

A trombose é a formação de coágulos dentro de um vaso sanguíneo, provocando interrupção ou grave limitação do fluxo de…

2 anos ago
  • outros

Inflamação no nervo ciático

O nervo ciático tem sido um incômodo para muitas pessoas. Isso porque esse é o maior nervo do nosso corpo…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Hidrocefalia, só acontece durante a infância?

A Hidrocefalia é uma doença que ocorre por conta de um aumento da quantidade de líquido cefalorraquidiano (líquor) no cérebro…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Doenças degenerativas da coluna vertebral

As Doenças Degenerativas da Coluna Vertebral abrangem diversos processos de doenças que causam instabilidade da coluna vertebral pelo processo de…

2 anos ago