Principais Sintomas de Esclerose Múltipla

A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica autoimune crônica provocada por mecanismos inflamatórios e degenerativos que comprometem a bainha de mielina que reveste os neurônios das substâncias branca e cinzenta do sistema nervoso central, principalmente, no cérebro, no tronco cerebral, nos nervos ópticos e na medula espinhal. Durante o processo, as células imunológicas passam a agredir o sistema de defesa do indivíduo ao invés de protegê-lo, causando inflamações.

Atinge uma média de jovens entre 20 e 40 anos, predominantemente do sexo feminino. A ocorrência da doença varia de acordo com a geografia e etnia dos pacientes, sendo as taxas de prevalência e incidência separadas por:

Ásia – 2 a cada 100 mil pessoas; Europa e América do Norte – Mais de 100 a cada 100 mil pessoas; Brasil – 15 a cada 100 mil pessoas. Estima-se que no Brasil tenha 40 mil casos de EM e 2,3 milhões no mundo todo, segundo a OMS em 2013.

A EM pode ocorrer por meio de predisposição genética e/ou fatores ambientais, que agem como “gatilhos” como:

  • infecções virais (vírus Epstein-Barr)
  • exposição ao tabagismo
  • obesidade
  • exposição a solventes orgânicos

Os sintomas típicos da doença são: alterações na visão, na sensibilidade do corpo, no equilíbrio no controle esfincteriano e na força muscular dos membros com consequentemente redução da na mobilidade ou locomoção.

Os “surtos” da doença costumam durar 24h, no mínimo, pode variar para cada paciente e apresentar mais de 1 sintoma. Para ser considerado um novo surto, deve ter o intervalo de 30 dias. Se não, é considerado sintoma do surto em andamento. A recuperação pode ser parcial ou total. Quanto mais cedo o tratamento é iniciado, maior a chance de modificar o curso natural da doença em longo prazo – reduzindo o número de surtos, de lesões e de sequelas neurológicas. ​

A Ressonância Magnética de crânio e coluna (medula espinhal) é a principal ferramenta para o diagnóstico. O tratamento terapêutico ou farmacológico é orientado pelo neurologista especializado que avalia o caso de acordo com o estágio do paciente.

 

DFV Neuro é uma clínica de neurologia e neurocirurgia com mais de 30 anos de experiência e qualidade técnica, proporcionando atendimento humanizado para cada paciente. Entre em contato e agende sua consulta

Recent Posts

  • Notícias e Artigos

Como prevenir meningite?

A meningite é a inflamação das meninges, três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal…

1 ano ago
  • Notícias e Artigos

Quais os tratamentos para epilepsia em adultos?

A epilepsia é uma alteração do funcionamento do cérebro, que se manifesta pelas crises epilépticas, causando uma descarga anormal das…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Trombose Venosa Cerebral (TVC)

A trombose é a formação de coágulos dentro de um vaso sanguíneo, provocando interrupção ou grave limitação do fluxo de…

2 anos ago
  • outros

Inflamação no nervo ciático

O nervo ciático tem sido um incômodo para muitas pessoas. Isso porque esse é o maior nervo do nosso corpo…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Hidrocefalia, só acontece durante a infância?

A Hidrocefalia é uma doença que ocorre por conta de um aumento da quantidade de líquido cefalorraquidiano (líquor) no cérebro…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Doenças degenerativas da coluna vertebral

As Doenças Degenerativas da Coluna Vertebral abrangem diversos processos de doenças que causam instabilidade da coluna vertebral pelo processo de…

2 anos ago