Notícias e Artigos

DOENÇA DE VON HIPPEL-LINDAU

A doença de Von Hippel-Lindau (VHL) é uma síndrome causada por mutações em determinados genes, a proteína VHL (pVHL) é codificada pelo gene (VHL) supressor de tumor altamente conservado no cromossomo 3p25-26. Afeta, aproximadamente, 1 a cada 36 mil pessoas, sendo que, na maioria dos casos, a mutação é herdada do pai, portador da doença. Porém, em torno de 20% dos casos, é resultante de uma mutação espontânea nova (não herdada).

A síndrome é considerada neurocutânea, onde há o crescimento de neoplasias multissistêmicas, que podem ser cancerosas ou não. Os tumores, chamados de angiomas, são mais comuns no cérebro e na retina, mas também podem se desenvolver na coluna vertebral, pele, nervos, nas glândulas adrenais, cistos nos rins, fígado e pâncreas. 

A doença afeta tanto homens quanto mulheres, os  sintomas da doença dependem da idade, tamanho, localização e gravidade dos tumores e, normalmente, surgem entre os 10 e 30 anos, mas podem aparecer mais cedo. Os hemangioblastomas (tumores vasculares do cérebro), frequentemente localizados no cerebelo, medula espinhal e tronco cerebral, desencadeando sintomas através da compressão do tecido nervoso adjacente, causando dores de cabeça intensa, vômitos, alteração da marcha e do equilíbrio. Quando desenvolvem-se na medula podem causar dor, alteração motora e alteração da sensibilidade.

Os tumores localizados na retina são geralmente assintomáticos, mas podem provocar descolamento da retina, edema macular, glaucoma e perda visual. O tumor renal é a principal causa de morte nesta doença. O Feocromocitoma (tumor endócrino) pode levar a picos de hipertensão arterial. Tumores do saco endolinfático (adenocarcinomas papilares) podem causar zumbidos, vertigens, diminuição da acuidade auditiva e, ainda, ataxia, cefaleias, náuseas, vômitos e nistagmo. Cistos em várias regiões do corpo, como rins, pâncreas e epidídimo, por exemplo, geram sintomas similares.

Para realizar o diagnóstico da doença de Von Hippel-Lindau é necessário avaliar o histórico familiar do paciente, já que a doença é fortemente hereditária. Também, identificar a presença de alguma ou algumas lesões tumorais típicas da VHL, distintas e com início precoce. É possível realizar teste genético que envolve o estudo do gene VHL, já que alterações neste gene são identificáveis em mais de 90% dos pacientes. Também, estudos de imagens podem ser usados para detectar tumores ou cistos. O tratamento varia de acordo com o diagnóstico do médico especializado, sendo diferente em cada caso.

 

DFV Neuro é uma clínica de neurologia e neurocirurgia com mais de 30 anos de experiência e qualidade técnica, proporcionando atendimento humanizado para cada paciente. Entre em contato e agende sua consulta

Recent Posts

  • Notícias e Artigos

Como prevenir meningite?

A meningite é a inflamação das meninges, três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal…

1 ano ago
  • Notícias e Artigos

Quais os tratamentos para epilepsia em adultos?

A epilepsia é uma alteração do funcionamento do cérebro, que se manifesta pelas crises epilépticas, causando uma descarga anormal das…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Trombose Venosa Cerebral (TVC)

A trombose é a formação de coágulos dentro de um vaso sanguíneo, provocando interrupção ou grave limitação do fluxo de…

2 anos ago
  • outros

Inflamação no nervo ciático

O nervo ciático tem sido um incômodo para muitas pessoas. Isso porque esse é o maior nervo do nosso corpo…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Hidrocefalia, só acontece durante a infância?

A Hidrocefalia é uma doença que ocorre por conta de um aumento da quantidade de líquido cefalorraquidiano (líquor) no cérebro…

2 anos ago
  • Notícias e Artigos

Doenças degenerativas da coluna vertebral

As Doenças Degenerativas da Coluna Vertebral abrangem diversos processos de doenças que causam instabilidade da coluna vertebral pelo processo de…

2 anos ago